Bancos estarão fechados para atendimento ao público nesta sexta (29). Shoppings têm funcionamento alterado.Transportes terão esquema especial. SuperVia vai realizar 10 viagens extras na virada.

A virada do ano acontece na madrugada de domingo (31) para segunda-feira (1º) e alguns estabelecimentos e serviços vão sofrer alterações em seu horário de funcionamento neste fim de semana. Saiba o esquema de funcionamento dos principais serviços no Rio abaixo:

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que nesta sexta-feira (29) os bancos não estarão abertos para o atendimento ao público. Os pagamentos das contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo), bem como os carnês que estiverem com vencimento nas datas em que as agências estiverem fechadas poderão ser pagos no primeiro dia útil seguinte ao feriado(2), sem a incidência de multa por atraso. Os tributos já vêm com data ajustada em relação ao calendário de feriados (federais estaduais e municipais).

O público pode utilizar os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados) para realizar operações bancárias. Além disso, as contas que possuem código de barra podem ser pagas nos próprios caixas automáticos.

Já em relação aos boletos bancários, os clientes cadastrados vão poder fazer o agendamento pelos canais eletrônicos ou realizar o pagamento por meio do Débito Direto Autorizado – DDA.

Detran Devido ao ponto facultativo decretado pelo Governo do Estado do Rio, o Detran informou que não vai haver expediente nesta sexta (29) nos postos de identificação civil e habilitação, assim como na sede do departamento.

Os postos de vistoria, as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e os Serviços Auxiliares de Trânsito (SATs) vão funcionar normalmente em seus horários habituais e os usuários que tiverem serviços já agendados poderão realizar o serviço. No sábado (30), não há expediente.

Unidades de Saúde
No dia 31 e no dia 1º de janeiro, todas as unidades com funcionamento 24 horas da rede municipal de Saúde estarão abertas. As unidades de Atenção Primária retomam as atividades na terça-feira, dia 2.

As unidades que vão funcionar 24h são as UPAs de Vila Kennedy, Rocinha, Complexo do Alemão, Manguinhos, Cidade de Deus, Engenho de Dentro, Costa Barros, Senador Camará, Sepetiba, Paciência, Magalhães Bastos, Rocha Miranda.

No Centro, o Hospital Municipal Souza Aguiar, o Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque e a Coordenação de Emergência Regional. Na Gávea, o Hospital Municipal Miguel Couto. No Leblon, a Coordenação de Emergência Regional.

No Méier, o Hospital Municipal Salgado Filho e o serviço de emergência da Policlínica César Pernetta. Na Barra da Tijuca, o Hospital Municipal Lourenço Jorge e a Coordenação de Emergência Regional. Em Santa Cruz, o Hospital Municipal Pedro II, a Coordenação de Emergência Regional e a UPA de Santa Cruz / João XXIII.

Em Campo Grande, o Hospital Municipal Rocha Faria. Em Realengo, o Hospital Municipal Albert Schweitzer. Na Ilha do Governador, o Hospital Municipal Evandro Freire e a Coordenação de Emergência Regional. Em Botafogo, o Hospital Municipal Rocha Maia e o Instituto Municipal Philippe Pinel.

Em Irajá, o Hospital Municipal Francisco da Silva Telles. Em São Cristóvão, o Hospital Maternidade Fernando Magalhães. Em Lins de Vasconcelos, o Hospital Maternidade Carmela Dutra. Em Madureira, o Hospital Maternidade Herculano Pinheiro e a UPA de Madureira. Em Marechal Hermes, o Hospital Maternidade Alexander Fleming.

Em Bangu, o Hospital da Mulher Mariska Ribeiro. Em Del Castilho, o serviço de emergência da Policlínica Rodolpho Rocco e em Paquetá, o UIS Arthur Villaboim.

Trens

A SuperVia preparou uma operação especial para atender os passageiros na madrugada do Réveillon. Em complemento à programação do dia 1º de janeiro, para atender o retorno das comemorações pela chegada do novo ano, vão ser oferecidos 24 mil lugares adicionais na madrugada do primeiro dia de 2018.

No total, vão ser dez viagens extras que vão partir da Central do Brasil e vão atender a população com destino à Baixada Fluminense, Zona Norte e Zona Oeste do Rio de Janeiro.

As composições para o ramal Japeri partirão às 2h20, 3h, 4h e 5h. Já as viagens com destino ao ramal Santa Cruz serão realizadas às 2h40, 3h30, 4h30 e 5h30. Para o ramal Saracuruna, os trens irão partir às 3h30 e 5h. Todos os trens farão serviço parador e as viagens dos ramais Japeri e Santa Cruz atenderão as estações do ramal Deodoro.

As estações Central do Brasil e Madureira (que permitem integração com metrô e ônibus BRT) estarão abertas para embarque a partir das 1h50 e 2h20, respectivamente. A estação Madureira vai funcionar apenas com o acesso pelo mezanino de integração com o BRT. Durante a madrugada, as demais estações do sistema ferroviário vão ficar abertas apenas para desembarque de passageiros. Para evitar filas, a SuperVia orientou os passageiros a adquirirem as passagens de ida e volta conjuntamente.

Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2018, os trens vão circular com a grade horária regular de domingos e feriados. A operação nos dias 28 e 29 de dezembro vai seguir de acordo com a programação de dias úteis

Partidas da Central do Brasil na madrugada de 1º de janeiro de 2018

Destino: Japeri
4 trens paradores que também vão atender o ramal Deodoro
2h20, 3h, 4h e 5h
Destino: Santa Cruz
4 trens paradores que também vão atender o ramal Deodoro
2h40, 3h30, 4h30 e 5h30
Destino: Saracuruna
2 trens paradores
3h30 e 5h
VLT
As duas linhas do VLT operam normalmente tanto no dia 31 como no dia 1º, de 6h à meia-noite. Os intervalos ficam entre 10 e 20 minutos.

Metrô
A operação especial de Réveillon começa às 19h do domingo (31). A partir desse horário, o embarque somente vai poder ser realizado com os cartões especiais. A Linha 1 vai funcionar de Uruguai a Jardim Oceânico e os clientes da Linha 2 vão poder seguir da Pavuna até Jardim Oceânico, sem necessidade de trocar de trem.

Também às 19h, a estação Cardeal Arcoverde será fechada para embarque. Além disso, no mesmo horário, as bilheterias do MetrôRio vão ser fechadas, exceto nas estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, que vão ficar abertas até as 23h59 do mesmo dia.

A volta vai ser de meia-noite às 5h, exclusivamente, pelas estações General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Jardim Oceânico, com o uso do cartão especial. O MetrôRio recomendou que os usuários que estiverem em Copacabana priorizem, na viagem de ida e de volta, a estação Siqueira Campos. As demais estações das Linhas 1, 2 e 4 vão funcionar apenas para desembarque de meia-noite a 7h.

Na segunda-feira (1º), a operação comercial vai ser retomada às 7h e encerra às 23h, com exceção das estações Cidade Nova, Praça Onze, Presidente Vargas, Uruguaiana e Catete, que vão permanecer fechadas e reabrem às 5h de terça-feira (2).

Última semana para adquirir os cartões de Réveillon do MetrôRio
As vendas estão concentradas nas estações Pavuna, Uruguai, Central, Carioca, Glória e Jardim Oceânico. As bilheterias funcionam das 10h às 21h em todas as seis estações. Já no sábado e no domingo, 30 e 31/12, os cartões especiais vão ser vendidos apenas na estação Carioca.

O cartão de ida e volta é vendido por R$ 8,60. Já os cartões somente de ida ou de volta custam R$ 4,30, o mesmo valor da tarifa do MetrôRio. Cada cliente tem o limite de compra de até dez cartões. Os clientes podem escolher cinco faixas de horário (entre 19h e 0h). Ainda há cartões para todas as faixas de horário, mas o MetrôRio orienta a compra com antecedência para evitar filas.

Mercados

Rede SuperPrix
Sábado (30): horário normal
Domingo (31): até às 18h
Segunda (1º) – não abre
Supermercados Mundial
As lojas vão funcionar até às 18h no dia 31/12, e não abrem no dia 1º.
Supermercados Prezunic
As lojas vão funcionar em horários diferenciados durante o período de Réveillon. No dia 30, sexta-feira, as lojas Barra, Recreio, Freguesia, Botafogo, Icaraí, Pechincha, Campo Grande, Jauru, Caxias Centenário, Caxias Centro, Nilópolis, Ilha e Meier e abrem até a meia-noite. As demais funcionam em horário normal. No dia 31, domingo, todas as lojas abrem em seus horários normais e fecham às 18h. Na segunda-feira, 1º de janeiro, todas as lojas do Prezunic permanecem fechadas.

Shoppings
Américas Shopping
No dia 31/12 (domingo), funciona das 9h às 16h. No dia 1º, as lojas vão estar fechadas. As operações de lazer e alimentação funcionam de acordo com cada estabelecimento.

Bay Market
No dia 31/12, das 12h às 16h. No dia 1°, o funcionamento das lojas e Praça de Alimentação será facultativo.

Center Shopping Rio
No dia 31/12, das 10h às 16h. No dia 1º, as lojas e quiosques ficam fechados e Alimentação e Lazer têm o funcionamento opcional.

Pátio Alcântara
No dia 31/12, o estabeleciemento funciona das 9h às 15h. No dia 1°, o shopping não abre.

Shopping Grande Rio
No dia 31/12 (domingo), das 10h às 16h. No dia 01 de janeiro do ano de 2018 (segunda-feira), as lojas vão estar fechadas. As operações de lazer e alimentação, opcionais.

Shopping Jardim Guadalupe
No dia 31/12, todas as lojas funcionam das 10h às 16h. No dia 1º de janeiro, as lojas vão estar fechadas. O cinema funciona das 17h às 22h e a abertura das operações de alimentação é opcional.

West Shopping
No dia 31/12, das 9h às 16h, mas o cinema não vai funcionar. No dia 1º, as lojas e quiosques ficam fechados, e Alimentação e Lazer, funcionam de forma opcional das 12h às 21h. O cinema funciona conforme a programação.

Shopping Metropolitano Barra
Em 31/12, lojas, lazer e praça de alimentação funcionam das 11h às 16h e restaurantes a partir de 12h. No dia 1º, as lojas ficam fechadas. Lazer e praça de alimentação funcionam das 13h às 22h, opcionalmente. O restaurante Balada Mix funciona a partir de 12h e Outback a partir de 13h. Demais restaurantes ficam fechados. O cinema funciona todos os dias de acordo com a programação.

Park Shopping Campo Grande
No último dia do ano, 31/12, as lojas vão funcionar das 11h às 16h, a praça de alimentação e de restaurantes das 11h às 16h. No dia 1º, as lojas vão estar fechadas e a praça de alimentação abre das 11h às 23h e restaurantes das 12h à meia-noite, ambos facultativos. O cinema funciona todos os dias de acordo com a programação.

Madureira Shopping
No dia 31 de dezembro, o funcionamento de lojas é de 10h às 16h. No dia 1º de janeiro, a alimentação e lazer funcionam de 12h às 21h de forma facultativa e as lojas permanecem fechadas.

Ilha Plaza
No dia 31, lojas, quiosques e alimentação vão funcionar das 10h às 16h. O cinema fica fechado. No dia 1º, lojas e quiosques ficam fechados e a praça de alimentação abre de 10h às 21h. O cinema vai funcionar conforme sessões.

Norte Shopping
No dia 31, lojas, quiosques, alimentação e o pátio vão funcionar das 10h às 16h. No dia 1º, lojas e quiosques ficam fechados e a praça de alimentação abre de 10h às 22h. O Pátio abre de 10h à 1h de forma facultativa.

Plaza Shopping Niterói
No dia 31 de dezembro, o funcionamento de lojas é de 10h às 16h. No dia 1º de janeiro, a alimentação e lazer funcionam de 12h às 21h de forma facultativa e as lojas permanecem fechadas.

Recreio Shopping
O estabelecimento fica aberto das 9h às 16h no dia 31. No dia 1º de janeiro, lojas e quiosques não abrem. Apenas as praças de alimentação funcionam, mas de forma facultativa. O Cinema abre a partir das 16h.

Shopping Tijuca
No dia 31, lojas, quiosques, alimentação vão funcionar das 10h às 16h. No dia 1º, lojas e quiosques ficam fechados e apenas a praça de alimentação funciona de 12h às 22h, de forma facultativa.

Shopping VillageMall
No dia 31, as lojas ficam abertas de 10h30 às 16h. Praça de Alimentação e Restaurantes abre de12h às 18h. Já no dia 1º de janeiro, as lojas ficam fechadas e a praça de alimentação e restaurantes funcionam de forma facultativa.

Barra Shopping
No dia 31/12, o funcionamento é das 10h às 16h. No dia 1º, as lojas vão estar fechadas, exceto drogarias, restaurantes da praça de alimentação e lazer, que vão funcionar do meio-dia às 23h de forma facultativa.

New York City Center
No dia 31, as lojas abrem das 10h às 16h. No dia 1º, as lojas vão estar fechadas, exceto drogarias, restaurantes da praça de alimentação, e lazer, que vão fuincionar do meio-dia às 23h de forma facultativa.

Via Parque Shopping
No dia 31 de dezembro, o funcionamento será de 10h às 16h. No dia 1º de janeiro, a alimentação e lazer funcionam de 12h às 21h de forma facultativa e as lojas permanecem fechadas.

Bangu Shopping
No dia 31 de dezembro, o funcionamento será de 10h às 16h. No dia 1º de janeiro, a alimentação e lazer funcionam de 15h às 21h de forma facultativa e as lojas permanecem fechadas.

Via Brasil Shopping
No dia 31 de dezembro, o funcionamento de lojas, quiosques e da praça de alimentação será de 9h às 16h. No dia 1º de janeiro, a alimentação e lazer funcionam de forma facultativa e as lojas permanecem fechadas.

São Gonçalo Shopping
No dia 31 de dezembro, o funcionamento de lojas é de 9h às 16h. No dia 1º de janeiro, a alimentação e lazer funcionam das 15h às 21h de forma facultativa e as lojas permanecem fechadas.

Shopping da Gávea
O estabelecimento fica aberto das 10h às 16h no dia 31. No dia 1º de janeiro, lojas e quiosques não abrem.

Responder